Loading...

Conheça o Tatu-Bolinha

Essas criaturas de cor cinza podem ser encontradas em muitos ambientes escuros e úmidos alimentando-se de matéria em decomposição. 🌿

São oniscídeos, uma subordinação dos crustáceos isópodes terrestres. Atualmente conhecem-se, aproximadamente, 120 espécies no Brasil e 3600 no mundo, encontradas desde a zona litorânea até desertos, sendo o grupo com maior riqueza de espécies dentre os crustáceos.

Os tatu-bolinhas desempenham um papel muito importante, devolvendo matéria orgânica ao solo para que ele possa ser digerido por fungos, protozoários e bactérias. Os tatuzinhos aceleram o processo de decomposição. Este processo produz um suprimento natural de nitratos, fosfatos e outros nutrientes vitais que as plantas precisam para prosperar agora e em futuras estações de cultivo.

Porém o mais incrível é que esses tatuzinhos possuem uma capacidade única de eliminar com segurança metais pesados do solo. Por esta razão, são ferramentas importantes para limpar o solo contaminado com poluentes como chumbo, cádmio e arsênico, contribuindo para a purificação do solo e águas subterrâneas

Com esta propriedade especial de limpeza, os tatu-bolinhas sobrevivem onde a maioria das criaturas não consegue, nos solos mais contaminados.

Deixe uma resposta