Fonte: ONU (Meio Ambiente) –
O ar poluído está criando uma emergência de saúde! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano cerca de 7 milhões de mortes prematuras são atribuíveis à poluição do ar – um número impressionante de 800 pessoas a cada hora ou 13 a cada minuto.
Crianças estão sob risco maior: 93% das crianças respiram ar que contém concentrações mais elevadas de poluentes do que a OMS considera seguras para a saúde humana.
Poluição e pobreza andam de mãos dadas: cerca de 3 bilhões de pessoas dependem da queima de combustíveis sólidos ou querosene para atender às necessidades domésticas de energia; e 3,8 milhões delas morrerão a cada ano devido à exposição a esses poluentes.
Quanto mais baratos os combustíveis, maiores os custos: segundo o Banco Mundial, a poluição do ar custa à economia global mais de 5 trilhões de dólares por ano em custos de bem-estar e 225 bilhões de dólares em renda perdida.
Direito a um ar limpo é um direito humano: pelo menos 155 Estados são legalmente obrigados, através de tratados, constituições e legislação, a respeitar, proteger e cumprir o direito a um meio ambiente saudável.